O inverno chegou, quais os cuidados de praticar atividade física no frio!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Já parou para pensar que no inverno a fome aumenta?! Isso ocorre porque o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável e, consequentemente, pede um maior consumo de alimentos para equilibrar a equação devemos redobrar os cuidados com a alimentação, dando preferência nos itens citados abaixo:
Vitamina A essencial para a visão, desenvolvimento dos ossos e saúde da pele. Presente nos alimentos: vegetais folhosos de coloração verde-escura como: couve, espinafre e brócolis; vegetais e frutos de cor amarelo-alaranjado como: cenoura, abóbora, laranja e mamão.

Vitaminas do complexo são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde mental, pele, olhos e cabelos.

Presente nos alimentos: cereais integrais, peixe, milho, soja, batata, tomate, banana, laranja, vegetais folhosos, entre outros.

Vitamina C atua nas células de defesa do organismo, fortalecendo os anticorpos e prevenindo gripes e resfriados. Presente nos alimentos: laranja, limão, goji berry, acerola, morango além do brócolis, couve e cenoura.

Vitamina E é antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Presente nos alimentos: castanha do pará, amêndoas e nozes, óleos vegetais, folhas verde-escuras como rúcula, couve, agrião e espinafre.

Ferro essencial para a formação sanguínea, o ferro é um mineral que age no transporte de oxigênio para todo o corpo humano. Presente nos alimentos: vegetais folhosos de cor verde, beterraba, feijão, lentilha e cereais integrais como quinoa, aveia, cevada e trigo.

Zinco e Selênio esses minerais com poder antioxidante, que auxiliam na proteção do sistema imunológico. Presente nos alimentos: peixe, cereais integrais, feijão, castanhas, amendoim e sementes de abóbora.
A alimentação saudável e equilibrada é a melhor escolha para reforçar o sistema imunológico do nosso organismo.

Vale ressaltar que não podemos esquecer de consumir água, chás, sucos detox com objetivo em manter a pele sempre hidratada.

 

Escrito por:

Géssica Carvalho

Nutricionista – CRN3: 33.180

Compartilhe esse post com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin